Prefeitura de Júlio Mesquita adere à comemoração de 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra.

Consciencia-negra

A prefeitura Municipal de Júlio Mesquita em comemoração Dia Nacional da Consciência Negra é celebrada em 20 de novembro, juntamente com outras cidades do Estado de São Paulo. Também aderiu ao feriado incluso no calendário escolar nacional decretando feriado Municipal.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e à vista do disposto no artigo 9º da Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, do Município de São Paulo, que institui o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, Decreta: “ Leia mais”

O Dia da Consciência Negra é comemorado na data da morte de Zumbi dos Palmares em 20 de novembro de 1695. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 e em 2011 a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra

Confira os estados que consideram o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado estadual:

Alagoas – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95

Amazonas – Todos os municípios, Lei nº 84/2010

Amapá – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007

Bahia – 3 municípios

Espírito Santo – 2 municípios

Goiás – 4 municípios

Maranhão – 1 município (Pedreiras)

Minas Gerais – 11 municípios

Mato Grosso do Sul – 1 município (Corumbá)

Mato Grosso – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002

Paraná – 3 municípios

Rio de Janeiro – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002

Rio Grande do Sul – Todos os municípios – facultativo, Lei Estadual nº 8.352

São Paulo – 102 municípios

Tocantins – 1 município (Porto Nacional).

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios

História de Zumbi

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de etnia negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava, e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil.

Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.